gigantes da industria
Abriu estradas para dar mobilidade as trocas de mercadorias, porém, a devastação da guerra trouxe perdas a sua vida. Atormentado pela perda do seu filho preferido, seu império sofrou um abalo, já que seu filho - justo que o que havia sido treinado para assumir o poder - havia morrido. Vanderbilt teve que colocar seu filho menos preparado.
Ele já não era mais um empreendedor temido pelos rivais. Tomou assim, a decisão de fechar a ponte de Nova York, privando os outros países de manterem contato com a maior cidade, George assim, abriu vantagem sobre seus rivais.
Vanderbilt fecha sua ponte que leva ao principal porto de Nova York e impede a passagem dos trems de seus competidores, assim as ações da empresa rival caiem rapidamente, fazendo com que os seus rivais a coloquem a venda e Vanderbilt compra todas elas. Vanderbilt comprou todo o estoque e em dias assumiu a companhia rival. Como sabemos as ferrorias permitiam o crescimento econômico, assim, ele cria uma estação central que liga todas as outras ferrovias. Vanderbilt se torna o único dono das ferrovias e a estação de trem se torna o seu símbolo de poder. O “Comodoro”, como era conhecido por sua extrema competitividade e dureza, deixou seu nome marcado na indústria ferroviária a partir de 1860 e contribuiu não somente para sua fortuna pessoal como também tornou o transporte muito mais