Antiguidade: educação na china
Educação oriental: A China como padrão.
A educação chinesa teve origem com o surgimento das civilizações, seu sistema de educação é referência aos outros sistemas.
No que se refere á linguagem escrita- ela só dificultava o ensino do aluno, os caracteres representavam idéias e não sons é uma escrita ideográfica, não fonética. Calcula- se mais ou menos 25.000 caracteres sendo que a maior parte deles raramente são usados, Há pelo menos seis tipos de caligrafias distintas: ornamental, oficial, literário, manual, corrente e angular. E Essas formas devem ser aprendidas freqüentemente porem, por ser uma linguagem morta tem pouca afinidade com o idioma usado na vida diária.
Literatura- A literatura pouco diz ao intelecto dos alunos que eram obrigados a decorar os principais clássicos e repeti-los sem um único erro, sem terem noção de significados das palavras e da literatura. Era constituída por quatro livros e cinco clássicos sagrados seu conteúdo era voltado nas formas externas de condutas, análogas de partes do velho testamento (obras de Confúcio).
Trabalho escolar- consistia em decorar textos sagrados e inumeráveis comentários sobre os textos.
Leitura- também era destinada a decoração, uma série de seis livros didáticos sendo o terceiro um milenar clássico, servia como padrão, consistia num milhar de caracteres nenhum repetido na forma ou significado.
A escrita- era aprendida nas escolas elementares era uma tarefa bastante difícil, o êxito nos exames literários dependia da caligrafia dos examinados, durante a educação elementar a escrita e a leitura não tinha relação entre si á criança aprendia a escrever caracteres que não ajudaria nos demais estudos.
Domínio literário- era voltado ao ensino superior, consistia na memorização dos noves clássicos sagrados e muitos comentários sobre eles, esse período era indefinido só terminava com a aprovação do exame governamental que dava direito a posição oficial.
COMPOSIÇAO LITERARIA- tinha