historia da educação
Antiguidade Oriental: a educação tradicionalista
1. As civilizações fluviais
- As primeiras civilizações surgem no norte da África e na Ásia. A partir do quarto milênio a.C , forma-se no Egito a mais antiga dessas civilizações, que dura 3,000 anos. Desenvolvida as margens do rio Nilo, beneficia-se das terras fertilizadas pelo húmus deixado no solo após as enchentes.
- Os egípcios e outros povos da antiguidade constituem as chamas civilizações fluviais, por se organizarem as margens dos grandes rios.
- A Mesopotâmia, surge por volta do terceiro milênio a.C, no vale dos rios Tigre e Eufrates. Nesse território se sucedem povos diversos, como os caldeus e assírios, ate serem conquistados pelos persas no século VI a.C.
- Na índia floresce uma civilização as margens dos rios indo e ganges. A china, estabelece diversas dinastias nas margens dos rios, sobretudo no Huang.
- Alem dos quais já nos referimos, outros povos como medas, persas, fenícios, e hebreus constituem civilizações florescentes no segundo e primeiro milenios a.C, e se sucedem nas regiões do oriente médio e do oriente próximo. 2. Sociedade tradicionalistas
- Apesar das diferenças entre essas civilizações, todas impõem governos despóticos de caráter teocrático, em que o poder absoluto do rei ou do imperador se sustenta na crença em sua origem divina.
- Essas formas de organização politica as toma tradicionalistas, apegadas ao passado e resistentes as mudanças.
-Apresentam a transição de uma comunidade indivisa para a sociedade de classes.
- Na antiguidade oriental, a posse da terra não é mais de todos, como na tribo, nem pertence a particulares, mas é propriedade do Estado.
- Ao se tornar o estado cada vez mais centralizado e poderoso, cresce também a importância dos dirigentes, como altos funcionários do governo, sacerdotes e escribas.
- A maneira de os homens as primeiras civilizações orientais se relacionarem para reproduzir sua substancia é conhecida como modo de produção