Os ruidos da comunicação
Resumo
Este trabalho se propõe a analisar e descrever o processo da comunicação, explanando detalhadamente seus elementos, ou seja, emissor, receptor, código, canal, mensagem, e referente. Porém o foco deste artigo é o ruído, suas causas, suas consequências e os métodos de evitá-lo, já que, é necessário estudar o que provoca as falhas no processo da comunicação e como podemos impedir esses problemas.
Palavras-chave: Teoria da Comunicação. Mensagem. Ruído.
INTRODUÇÃO
O processo de comunicação ideal é o que ocorre feedback, resposta a mensagem recebida, porém ele só é estabelecido se a mensagem chegar ao receptor sem ruído, ou seja, sem elementos que a prejudique, sem a presença de algo que não faça parte da mensagem. No entanto, o ruído pode ser mais ou menos frequente na mensagem, sua presença vai depender do tipo de canal, pois alguns possuem mais vulnerabilidade do que outros. O entendimento errado da mensagem pode trazer efeito contrário ao desejado pelo emissor.
A redundância é um dos recursos que minimiza a presença de ruídos, bem como, ter domínio sobre o código no qual se estabelece a mensagem, já que este código foi criado para facilitar a comunicação entre o emissor e o receptor, servindo, portanto, de fator para a ausência de ruído. O código pode ser linguístico, gestual, ou através de qualquer outro meio em que o emissor e o receptor utilizem para emitir a mensagem, no entanto, ambos devem ter o conhecimento prévio do código para assim terem total compreensão da mensagem.
Após fazer uma breve recapitulação dos elementos envolvidos num processo de comunicação, partimos para o objetivo deste artigo que é detectar as possíveis interferências durante a comunicação e que danos o processo comunicativo pode sofrer por estas e num segundo momento detectar as circunstâncias em que a mensagem sofre interferência de meios externos ao processo e que prejuízos isso