Ruidos na comunicação
Ao longo do processo da comunicação pode haver uma serie de interferências, se produzem uma serie de perdas valiosas, até o 80% da mensagem original, as perdas podem ser irrecuperáveis e são provocadas por barreiras e ruídos na comunicação os quais se definem como ruídos. Comunicação deriva da palavra comunicare, do latim: pôr em comum. A comunicação só se realiza quando os seus elementos funcionam adequadamente.
Processo tão natural, como respirar, comer, beber água, rir, chorar ou caminhar, a comunicação é a força que movimenta a vida das pessoas, das empresas e das sociedades. Elementos fundamentais da comunicação: * Fonte
* Emissor
* Receptor
* Mensagem Ruído: Todo sinal considerado indesejável na transmissão de uma mensagem por um canal. Tudo o que dificulta a comunicação, interfere na transmissão e perturba a recepção ou a compreensão da mensagem. * Referente
* Canal
* Código
* Feedback
Definição de ruído na comunicação são todas as interferências que prejudicam o entendimento da mensagem pelo codificador durante o processo da comunicação, sendo de varias formas, tais como: mensagem inadequada para o entendimento do receptor; barulho; erro na escolha do meio de comunicação/mídia; informações desorganizadas extensas demais ou incompletas; distorção da mensagem; utilização de signos desconhecidos; desatenção; dispersão, etc.
Segundo Kotler (2000) ruído é tudo aquilo que pode interferir no processo da comunicação como mensagens aleatórias, concorrentes, isto é, aquilo que muda, atrapalha ou distorce a mensagem em qualquer fase do processo.
Segundo o Gil (1994) entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, visual ou escrita. É este o desafio das comunicações nas empresas e na nossa vida diária.
De acordo com Carvalho (1995) o ruído é identificado na comunicação humana como o