RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
2 Raquel Rodrigues
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar com dados científicos, a partir de revisão bibliográfica, a comunicação no ambiente coorporativo e as suas consequências, quando não praticada ou distribuída de forma clara e ordenada, no ambiente de trabalho, gerando ruídos indesejáveis. Acredita-se deste modo, que estes por sua vez interferem no clima organizacional e consequentemente na performance individual e coletiva. Nosso propósito é analisar a comunicação interna e os conflitos que são gerados quando da ocorrência de um processo de comunicação inadequado. A partir dessa ótica sugerem-se estudos posteriores mais aprofundados.
Palavras chaves: Comunicação empresarial, Comunicação interna, Ruídos na comunicação, Clima Organizacional.
1. Introdução
Vivemos em uma era em que as transformações ocorrem em um ritmo acelerado. Com o mundo globalizado, as empresas precisam se adequar constantemente às exigências do mercado e às contínuas mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, para se manterem competitivas. O modelo de gestão surge para dar sustentabilidade ao negócio. Mais que nunca, é importante entender a dinâmica da informação e da comunicação, e como a forma e os meios de comunicação são usados no gerenciamento do negócio.
1 Psicóloga, pós graduanda em Gestão Empresarial, matrícula 01044989, e-mail laraujo@jc.com.br
2 Orientadora do trabalho. Professora da Faculdade Mauricio de Nassau, da disciplina de Metodologia. Jornalista e Mestre em Comunicação (UFPE), e-mail raqkel64@gmail.com
Através de um processo integrado de comunicação, as empresas tomam decisões, desenvolvem relacionamentos com seu público interno e externo, e assim, constroem a sua imagem, com base nos valores que dão sustentação à missão e aos objetivos da empresa.
A Comunicação Empresarial deixou de Ser um mero conjunto de atitudes,