Ruidos da Comunicação
Este trabalho terá o objetivo de apresentar os principais elementos encontrados dentro dos Ruídos da Comunicação. Demonstrará de maneira teórica as forma prática na modalidade oral e escrita.
2 - Ruídos da Comunicação.
Nada mais é do que, qualquer elemento que interfira em um processo de transmissão de uma mensagem, entre um emissor para um receptor.
3-Tipos de Ruídos da Comunicação.
Existem quatro tipos de ruídos de comunicação sendo eles:
Físico: É de origem externa, representados por sons presentes em determinados lugares.
Exemplos: Construções, trânsito intenso, aparelhos de sons com os volumes altos e qualquer excesso de ruídos que possam dificultar o entendimento do receptor ao se comunicar com o emissor.
Fisiológico: Qualquer questão fisiológica que bloqueie a comunicação.
Exemplos: Qual tipo de dor que possam atrapalhar e se tornar prejudicial à fala do comunicador. No caso do receptor, atrapalha o entendimento do que esta sendo falado.
Psicológico: É quando o indivíduo que está tentando dar atenção na mensagem propagada começa a deixar a mente vagar sobre outro assunto. São ruídos presente na cabeça da pessoa, que impedem qualquer entendimento.
Semântico: Ocorre quando ouvimos algo que possui um significado diferente.
Exemplo: Ao assistir uma palestra sobre o assunto, irá se deparar com terminologias que nunca ouviu, tornando o mau entendimento, limitando o conhecimento do assunto.
Exemplos: Cientistas, advogados, médicos entre outras profissões que utilizam vários termos distintos dos que ouvimos em conversas formais.
Os ruídos normalmente são causados por alguns fatores (Mendonça, 2009): Ambiente adverso: Local em que há muito barulho, excesso de pessoas circulando poderá distrair a atenção do receptor ao tentar compreenderá uma mensagem emitida pelo emissor.
Linguagem inadequada: Uso de termos técnicos ou