ruidos da comunicação
Este trabalho tem o intuito de estudar e explicar os vários ruídos na comunicação, sendo eles decorrentes do emissor e do receptor, e estaremos ao longo do trabalho explicando cada destes itens.
Segundo Gessner (2007), ruído é uma perturbação indesejável em qualquer processo de comunicação, que pode provocar danos ou desvios na mensagem.
O ruído e visto como um obstáculo na comunicação. Pesquisa aponta para que 80% dos problemas corporativos são provenientes de falhas na comunicação (Machado, 2008).
A comunicação ocorrendo de forma efetiva trará vantagens para a empresa, para o colaborador e consequentemente para o cliente que se tornará fiel a empresa que lhe prestar o melhor atendimento. http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/ruidos-na-comunicacao/46869/
Ruídos na comunicação
Entende-se por ruído, qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, visual, escrita, etc.
Sua origem pode ser devida ao emissor ou a seu codificador , à transmissão, ao receptor ou ao seu decodificador.
Ruídos decorrentes do emissor
A) Falta de clareza nas ideias
O emissor normalmente tem uma vaga ideia do que pretende comunicar, mas em lugar de aperfeiçoá-la, passa a transmiti-la assim mesmo, imaginando assim que seu interlocutor se incumbirá desse aperfeiçoamento.
Mesmo uma ideia clara corre o risco de ser mal interpretada, por isso, o emissor deverá primeiramente garantir que a ideia seja clara para si, e também estar ciente de que a falta de clareza de uma ideia poderá estar ligada a sua própria rejeição.
B) Comunicação Múltipla
Uma pessoa não necessariamente pode estar interessada em comunicar-se verbalmente, podendo expressar-se também pelas, mãos, pela curvatura do corpo, pelo movimento dos músculos da face, etc.
C) Problemas de codificação
Na comunicação não basta apenas ter ideias claras, é necessário também codificá-las adequadamente. A