a importância da água
A água é fundamental em áreas e actividades tão diversas como a agricultura, a pecuária, a piscicultura, a indústria, a produção de energia eléctrica, o recreio e turismo, para além do consumo público e doméstico, ou seja, de uma forma directa ou indirecta, a água está presente em toda a nossa vida diária. As necessidades de consumo de água têm crescido anualmente, acompanhando o aumento da população e do seu nível de vida e, ainda, o desenvolvimento industrial.
Poluição da água Diz-se que a água se encontra poluída quando as suas caraterísticas e qualidade se encontram alteradas. As principais causas de poluição da água são:
Resíduos e detritos sólidos – a presença destes na água pode ter como consequência a morte de plantas aquáticas, devido à diminuição do oxigénio que está presente na água.
Produtos químicos como ácidos, adubos, pesticidas, detergentes.
Matéria orgânica – os esgotos de habitações, de algumas indústrias de laticínios, azeite, têxteis, papel, lançam grandes quantidades de matéria orgânica para os cursos dos rios O homem utiliza a água para os mais determinados fins (Figura 1):
consumo doméstico – higiene pessoal e da casa, preparar os alimentos;
agricultura;
indústria;
consumo urbano;
produção de energia (centrais hidroelétricas);
transporte;
atividades recreativas.
A água após ser utilizada nas várias actividades humanas sofre alterações nas suas características e, na maior parte dos casos, deixa de ter qualidade para ser de novo utilizada. Neste caso, ela não deverá ser restituída à natureza sem um tratamento prévio, pois caso contrário irá contaminar o ambiente.
Actualmente o desenvolvimento tecnológico permite a reutilização da água proveniente de usos doméstico e industrial, apesar de serem processos muito dispendiosos e por isso pouco