OS PRESSUPOSTOS DO PROCESSO CIVIL APLICADOS AO PROCEDIMENTO CAUTELAR EM UM JUÍZO DE COGNIÇÃO SUMÁRIA
RESUMO
Este trabalho tem como foco aborda os pressupostos processuais e suas subdivisões, aprofundar a sua aplicação e o procedimento cautelar, e por fim, os aplicar em um juízo de cognição sumária definindo a sua finalidade e requisitos.
Palavras Chave: pressupostos, aplicação, subdivisão, finalidade, requisitos.
Sumário
INTRODUÇÃO
Neste trabalho faremos uma análise aprofundada de cada tópico para que possamos chegar à finalidade da aplicaçãodos pressupostos processuais e o procedimento cautelar em um juízo de cognição, para tanto iremos conceituar cada tópico, suas finalidades e os requisitos que são necessários para que o processo seja válido e chegue a sua finalidade.
NOÇÕES GERAIS
Para que o processo possa existir é necessário que preencha certas condições, possuindo requisitos que possa o considerar existente e que permitam o seu desenvolvimento válido e regular, uma vez que é o instrumento pelo qual o direito da ação é exercido. Os requisitos de validade e existência são denominados pressupostos processuais e se subdividem em:
Pressupostos processuais de existência
Doutrinariamente se enumera os pressupostos processuais de existência em petição inicial, juiz regularmente investido na jurisdição, citação e capacidade postulatória.
Pressupostos processuais de validade
Assim como os pressupostos processuais de existência o de validade tambem se divide em objetivos e subjetivos; os objetivos se subdividem em positivos e negativos. Os objetivos são competência absoluta; petição inicial apta; ausência de coisa julgada; ausência de litispendência; ausência de perempção, já os subjetivos são juiz imparcial; intimação obrigatória do Ministério Público, quando deva atuar no feito;