PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho Final da Disciplina
Remuneração Estratégica
Fortaleza – CE
2013
Suélen Freitas de Almeida
PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Remuneração Estratégica para obtenção de avaliação.
Fortaleza – CE
14/10/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O trabalho que aqui se apresenta tem como objetivo demonstrar como algumas empresas tem buscado trazer aos seus colaboradores uma proposta de melhores ganhos através da implementação de um programa de remuneração variável baseado na produtividade e alcance de resultados. Através de um estimulo a maior produtividade verificamos que os colaboradores tendem a se tornar mais engajados com a estratégia da empresa e no alcance as metas setoriais e globais da organização.
Observaremos também que esse pacote de remuneração variável, quando bem estruturado, não só satisfaz as necessidades dos colaboradores, mas também da organização por permitir que a mesma alcance o percentual de lucratividade traçado pela alta direção executiva como objetivo bem como receba a isenção de encargos sociais.
Ao término da analise e pesquisa aqui exposta poderemos entender quais as vantagens do programa e porque ele se tornou um dos programas de remuneração variável mais utilizado em nosso país.
1. Premissas do Programa de Participação nos Lucros e Resultados.
Conforme vimos na introdução deste trabalho, o Programa de Participação nos Lucros e Resultados, tem se tornado um dos programas mais bem aceitos nas empresas brasileiras e mediante a pesquisa feita é um dos que tem obtido maior êxito em sua implantação.
Para garantir essa aceitação e sucesso é necessário que as premissas sejam bem estabelecidas e que o programa atenda a todos os colaboradores de alguma forma. Por isso, na maioria