Os passos da alteridade
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
DIREITO NOTURNO
BRUNO COSTA SILVA
ANÁLISE DA ALTERIDADE NO FILME “A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA”
APARECIDA DE GOIÂNIA – GO
2013
ANÁLISE DA ALTERIDADE NO FILME “A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA”
Alteridade é o esforço profundo de se colocar no lugar do outro, jamais o substituindo em sua autonomia, aprendendo e se transformando com as diferenças. É a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o homem social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro.
A alteridade está diretamente ligada à solidariedade, que é um tipo especial de relacionamento social, podendo ser definida como uma dependência mútua ou como o ato de bondade com todas as pessoas a nossa volta. Existem quatro condições essenciais para a ação solidária, quais sejam: 1) Não indiferença; 2) Aceitação da diferença; 3) Doação/concessão/espera; e 4) Aprendizagem/mudança. Essas condições podem também ser vistas como os quatro passos da alteridade, os quais estão presentes no filme “A Outra História Americana”.
O filme foi produzido nos Estados Unidos em 1.988, dirigido por Tony Kaye e escrito por David McKenna. O personagem principal do filme, Derek Vinyard (interpretado pelo ator Edward Norton), é um jovem pertencente a uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio acabou sendo baleado.
Incitado pelo ódio, Derek torna-se líder de um grupo violento de Skinhead, que prega o repúdio aos negros e imigrantes, e torna-se uma referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento. Certa noite, Derek mata violentamente alguns negros que tentavam roubar o seu carro, mas é preso em flagrante pela polícia.
Em sua estadia na cadeia, Derek passa pelo primeiro passo da