ETNO RACIAIS
FACULDADE DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RAÇIAIS
CURITIBA 2014
EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICOS-RAÇIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Matemática da Faculdade Centro Universitário Campos de Andrade como requisito parcial para obtenção da nota do 1º bimestre da disciplina de Educação para as relações Étnico-Raciais.
Orientadora: Profª. Ana Cristina Lass Stankievicz..
CURITIBA
2014
CONCEITOS TEÓRICOS
BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A RAÇA, ETNIA, ALTERIDADE, IDENTIDADE, RACISMO E DISCRIMINAÇÃO.
INTRODUÇÃO.
As diferenças culturais devem servir para unir um grupo social e não para dividi-los, dessa forma, ao passo que compreendemos nossas diferenças, devemos aumentar a tolerância e a compreensão da forma de pensar e ver o mundo de cada pessoa na sociedade.
Assim, devemos ter em mente que conflitos, sempre existirão ao se tratar de várias pessoas utilizando ao mesmo tempo o mesmo espaço territorial, mas com respeito as diferenças individuais de cada um construiremos uma sociedade mais justa e igualitária para todos.
Nesse sentido, faremos uma breve análise a respeito dos conceitos de raça, etnia e alteridade no sentido de melhor entender esses fenômenos sociais que cada vez estão mais presentes no nosso dia-a-dia.
Cultura.
È todo aquele complexo de características que identificam cada grupo de pessoas dentro da sociedade, como os costumes, a lei, a moral, a religião, seus hábitos, o conhecimento e todas as suas habilidades adquiridas pelo simples fato de sermos seres humanos, e por isso diferente de todas as demais espécies de animais irracionais.
Raça. Podemos definir a raça como sendo um grupo de pessoas que possuem um