Resenha do artigo “RACISMO E APRENDIZAGEM ESCOLAR”
Musa Soares Silva
O Texto faz uma abordagem etno racial da formação base da população brasileira, e a evolução desde a chegada dos africanos a nova colônia Portuguesa (Brasil Colonial). Trouxeram consigo hábitos, costumes e cultura própria, devido ao uso de seus trabalhos de maneira forçada e restrição de sua liberdade teve que adaptar-se a uma nova realidade, surgindo assim a cultura Afro Brasileira que está presente em todo nosso país na arte, religião, culinária, dança, artes marciais, música, instrumentos e vários outros meios culturais (importante passar isso ao aluno com uma visão de valor).
Devido às condições que sempre foram impostas a essa população formou-se uma visão que é muito bem abordada no texto, no caso, a discriminação racial. Esse tema é de grande importância para abordagem didática já que trata diretamente das relações interpessoais que os alunos enquadrados neste estereótipo, sofrem discriminação por parte de outras crianças que não tem o conhecimento que essa formação afrodescendente é a base da grande massa brasileira, para que estas sejam conscientes em relação a diversidade etno cultural.
Portanto, há necessidade da implantação de disciplinas específicas que tratem de forma construtiva a visão já perpetuada em nosso meio em relação aos afrodescendentes, para que a criança possa crescer sem essa visão de distinção entre culturas. Há necessidade de um empenho maior por parte das autoridades para a inserção dos afrodescendentes em todas as áreas sociais. Que deixe de ser peculiaridade ocuparem uma boa posição social e que passe a ser vertente maior, igualdade e fraternidade entre os homens.
“Até que, não haja jamais cidadão de primeira ou segunda classe de qualquer nação. Até que, a cor da pele não tenha mais significado que a cor dos seus olhos. Até que, direitos iguais prevaleçam pra todos sem distinção de raça ou de cor” (O rappa).