influencias etnico- racial
A questão de influencias etno-raciais e a de gênero nas relações de trabalho.
Em relação a questão de gênero no trabalho,as mulheres sofrem mais com esta questão.
O comportamento da mulher ao longo dos anos sofreu algumas modificações. Antes a realização de uma mulher estava em um casamento bem sucedido,hoje a preocupação maior e com a realização pessoal,profissional,afetiva e sexual.
A mulher desde o período colonial era vista como a mulher da boa família, vivia em casa cuidando dos afazeres domésticos lentamente foram adquirindo consciência de sua condição subalterna. O primeiro e grande passo foi a partir das operarias.
“Embora recebessem salário inferior ao dos homens, igualavam-se a eles ao sair de seus lares para trabalhar nas fabricas e completar o orçamento familiar.” (Cotrim, 1999:252)
Como citado acima,as mulheres operarias embora ganhando um salário menor do que o dos homens manteve-se firme,trabalhando para ajudar nas despesas de casa.
Atualmente este problema ainda persiste, embora as mulheres tenha estudado mais ocuparem os mesmos cargos que os homens,o seu salário não conseguiu igualar com os deles.
A questão das influencias etno-raciais no trabalho, também e uma questão antiga o Brasil e um pais composto por diversas etnias,a que mais sofre preconceito e a negra.
“Os negros no Brasil, se queixam principalmente do insulto proferido no âmbito do trabalho.” (Guimarães,2002:194)
De acordo com Guimarães os negros se queixam do preconceito sofrido em meio o ambiente em que trabalham são principalmente insultados por cliente ou usuários de serviços prestados por eles.
O negro sempre foi visto