FICHAMENTO: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA CAPITULOS XIII e XIV
FICHAMENTO: INTRODUÇÃO A FILOSOFIA CAPITULOS XIII e XIV
S.E.U Sistema de Ensino. In______; Introdução a Filosofia. EMBratifich, 1º Período.
CAPITULO XIII EPISTEMOLOGIA
13.1 Definição
Epistemologia, gnosiologia ou teoria do conhecimento é a parte da filosofia cujo objeto é o estudo reflexivo e critico da origem, natureza, limites e validade do conhecimento humano. A reflexão epistemológica incide, pois, sobre duas áreas principais: a natureza ou essência do conhecimento e a questão de suas possibilidades ou seu valor. (p. 235)
13.2.2 Formas de Conhecimento
Existem duas formas básicas de conhecimento: o sensível e o inteligível. O primeiro é o conhecimento que se adquire por meio dos sentidos e atinge o objeto em sua materialidade e individualidade. O conhecimento inteligível, ao qual se chega pelos mecanismos da razão atinge tipos gerais e leis necessárias e não o individual e concreto. Alguns pensadores admitem a intuição como forma de apreensão imediata do objeto. Neles linha, sobretudo a partir da obra do filósofo alemão Immanuel Kant, fala-se de conhecimento a priori, isto é, o conhecimento que não tem origem na experiência, e de conhecimento a posteriori, que procede da experiência. (p. 236)
13.3 Conhecimento Científico
A epistemologia foi entendida tradicionalmente como teoria do conhecimento em geral. No século XX, no entanto, os filósofos se interessam principalmente por construir uma filosofia da ciência, na suposição de que, ao formular teorias adequadas ao conhecimento cientifico, poderiam avançar pela mesma via na solução de problemas gnosiológicos mais gerais. (p.238)
É possível, no entanto, formular a hipótese da existência de uma realidade independente de nossa experiência e indicar critérios para sua transposição para a realidade sensível, já que uma afirmação de existência implica