Introdução à Filosofia de Marx
Fonte: LESSA, Sérgio, TONET, Ivo. Introdução à Filosofia de Marx. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
Sérgio Lessa, possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Pós Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, e membro da comissão editorial da revista Crítica Marxista (São Paulo). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: lukács, ontologia, marxismo, trabalho e marx.
Ivo Tonet, possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professor de filosofia da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia política, atuando principalmente nos seguintes temas: socialismo, marxismo, política e educação.
Introdução: “É admirável, hoje, de qualquer ponto de vista, que alguém viva do trabalho alheio? É justificável, hoje a exploração do homem pelo homem?” ( p.11).
Na introdução os autores fazem perguntas reflexivas e discorrem sobre essas perguntas durante tudo o texto, respondendo-as e, causando assim uma grande reflexão do que é este mundo dos homens capitalistas tão egoístas que aprisionam e exploram sua própria descendência.
Cap. I: “A superação da exploração do homem pelo homem, nos dias atuais, é uma verdade ou utopia?” (p. 13).
“A primeira resposta, conservadora, afirma que não é possível a superação da exploração do homem pelo homem porque ela corresponde a verdadeira essência humana” (p.13).
“O argumento fundamental da maior parte das filosofias conservadoras não é nenhuma novidade: