Fichamento de "O Principe" de Maquiavel - pt2
3457 palavras
14 páginas
FICHAMENTO 8 DA DISCIPLINA DE TEORIA POLÍTICAMAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. LCC Publicações
Eletrônicas.
Disponível em . Acesso em: 28 abril 2013.
O PRÍNCIPE – CAPÍTULOS XII A XXVI
Aluno: Hiury Harrison dos Santos
Data: 14/05/2013
Maquiavel – “O Príncipe” – Capítulos XIII a XXVI
1. A Diferenciação dos tipos de exércitos
No capítulo XIII, Maquiavel trata da comparação entre os moldes em que se compõem os exércitos. Estabelece entre estes uma hierarquia valorativa, discorrendo do pior deles até o que considera o melhor.
A primeira força militar é a auxiliar, caracterizada pela intervenção dos exércitos de um poderoso em favor ou socorro a um príncipe. Considera-as as piores, pois são leais a outrem e, caso vencida a guerra espoliam-no, caso perdida, torna-se o príncipe liquidado. Atribui, Maquiavel, sua periculosidade ao seu valor.
A segunda são as forças mercenárias, que, por não terem a priori obediência a outro senhor, e terem sido pelo príncipe financiadas e organizadas, mais lentamente apresentam perigo. Reside este, diferentemente das forças auxiliares, na covardia.
A terceira forma seria a mescla da segunda com as forças próprias, constituindo um exército misto. É melhor que uma força exclusivamente mercenária, mas inferior a uma completamente própria. Isto, pois, os soldados leais tornam-se moralmente cativos da participação dos mercenários, devido aos exercícios conjuntos, e estes mercenários são sempre força duvidosa.
A final, exaltada por Maquiavel, é aquela constituída e organizada dentre os súditos, cidadãos e quaisquer outros sob o domínio do príncipe. É sobre a estruturação e manutenção desta que se propõe a dialogar na sequência do livro. 2. Da conduta do príncipe
Maquiavel estabelece as premissas que deve seguir um príncipe para ter sucesso em seu governo e reinado.
2.1. Quanto à esfera militar
No capítulo XIV, põe como pilar fundamental e imprescindível a dedicação aos afazeres militares, sendo tal de