Instituição Escolar e a Sociedade
A coordenadora de uma escola particular da cidade de Goiânia relatou que o ser humano necessita de alguns mecanismos para viver bem na sociedade.
A família e a escola são partes fundamentais para que isso aconteça, mais é na instituição escolar que esse ser aprenderá a se comportar em grupo, onde cada um pensa e age de forma diferente. E é nesse aspecto que uma escola vai mediar todo o processo, pois mesmo pensando diferente e tendo opiniões diversas sobre um mesmo “assunto”, o individuo deverá ouvir, debater, questionar, e chegar a pontos em comum, ou pelo menos saberá que nem sempre será possível fazer o que quer.
Em sociedade todos vivem, trabalham, agem de forma geral
(coletiva), mesmo quando se está só e mesmo que não queira.
A professora de uma série inicial do ensino fundamental
(atuante em uma escola particular de Goiânia ), diz:
- a escola contribui para o desenvolvimento da sociedade uma vez que a mesma é encarregada de encaminhar e construir o conhecimento do indivíduo, seja social, político, econômico, histórico, psicológico dentre outros. Para que estes saibam fazer sua parte na sociedade com ordem dignidade e consciência.
Além destes, a escola os prepara para dar frutos a ideias próprias e conceitos perante a razão social para que a mesma continue em seu processo de crescimento, seguindo neste conceito a escola encaminha o individuo ao mercado de trabalho seja ele; humano artístico, escato ou sociológico, dentro ou fora do próprio meio escolar encaminhando-o criteriosamente ao meio em que este deve pertencer.
Nas entrevistas concedidas pelas educadoras nota-se que os principais pontos a ser discutido é a família e a escola sendo que, o dever da família para com a educação implica uma posição de educadora especialmente na faixa etária de 0 a 3 anos.
Isso não significa a desconsideração do papel de uma orientação