A importância da leitura e escrita no processo ensino-aprendizag
Mª Raimunda
Resumo
O presente artigo pretende na sua essência expor aos leitores todas as vivências do acadêmico durante o estágio. O estagio teve como foco principal a leitura e escrita de diferentes gêneros literários, pois é ponto de partida para a construção do pensamento lógico , viabilização da argumentação e a capacidade do aluno de construir suas relações diante do mundo que o cerca.
As aulas foram desenvolvidas proporcionando os alunos condições de inserção efetiva no mundo da linguagem oral e escrita através dos diferentes gêneros discursivos e metodologias significativas. Pensando que ,o habito de ler constitui como um dos principais progressos na busca pelas informações, de forma sistemática e aprofundada. Sendo que é por meio do aprendizado da leitura e grafia que o aluno desperta para interpretação dos fatos e ainda sente-se estimulado para desenvolver o aprendizado, posto que a leitura se encarregue de amadurecer o intelecto.
Palavras-chave: problemas de aprendizagem, práticas pedagógicas, instituições escolares.
Introdução
O habito de ler constitui como um dos principais progressos na busca pelas informações, de forma sistemática e aprofundada. No entanto, o que se tem em virtude de não se potencializar o habito da leitura, pode ser o fato de se encontrar algumas barreiras nesse contexto, o que pode causar preocupações, pelo fato da leitura assumir um lugar de destaque no processo de aprendizado da leitura e grafia. È por meio desta que o aluno desperta para interpretação dos fatos e ainda sente-se estimulado para desenvolver o aprendizado, posto que a leitura se encarrega de amadurecer o intelecto. Quando se faz um retrospecto da historia, pode-se encontrar informações preponderantes que se agregam ao fato da pessoa desenvolver-se que vai além dos livros, documentos ou registro e passa a se incluir no contexto vivido. Certamente as barreiras apresentadas pelo