O papel da escola na sociedade
Introdução
A escola, como toda instituição social, sempre foi objeto de inúmeras pesquisas.
Desde sua origem até os dias atuais busca-se conhecer a importância de tal instituição para a sociedade, uma vez que esta influencia e interfere na formação dos indivíduos que nela permanecem (concluem sua escolarização) ou que por ela passam (desistem).
No mundo contemporâneo, é indispensável e quase obrigatória alguma escolarização para a inserção no mercado de trabalho. Neste mercado apenas sobrevivem aqueles que conseguem se adaptar bem às suas regras.
Sendo a Escola o foco deste estudo, objetiva-se encontrar respostas sobre a função desta instituição na obra de alguns nomes importantes da Sociologia da
Educação, como Max Weber (1864-1920) e Pierre Bourdieu (1930-2002). Estes dois sociólogos fazem interpretações da importância e/ou contribuição da escola em nossa sociedade. Ambos trazem inesgotáveis contribuições que se manifestam até os dias atuais, apesar de terem produzido suas obras em diferentes contexto e período histórico 2 vivido. Espera-se que esta investigação contribua para que os professores ou futuros educadores reflitam sua formação e/ou prática, buscando compreender qual o papel da instituição escolar e o que ela representa para a sociedade.
Max Weber e a Escola
Segundo as concepções weberianas sobre a Escola, a educação escolar seve para que alguns indivíduos sejam reconhecidos socialmente através de honras sociais positivas ou negativas. Para Weber, a situação estamental é a probabilidade de certos grupos sociais serem reconhecidos positivamente ou negativamente: “as possibilidades de alcançar honras sociais são determinadas primordialmente pelas diferenças nos estilos de vida desses grupos e, portanto, principalmente pelas diferenças na educação”
(WEBER, 2002, p. 210):
Segundo o autor, a sociedade é divida por estamentos, ou seja, não somente pela situação econômica (capital).