Concreto
1 INTRODUÇÃO
O Concreto de Alto Desempenho (CAD) tem sido empregado desde a década de 1970. Em geral o CAD possui resistência mecânica elevada, superior a 40 MPa (à compressão), e ainda apresenta parâmetros de durabilidade superiores aos do concreto comum, como menor porosidade, menor permeabilidade, maior resistência a ataques químicos, etc. O advento do CAD só foi possível devido ao desenvolvimento e aprimoramento dos materiais que o constitui, tais como os aditivos, que possibilitaram melhoras significativas nas propriedades do concreto de cimento Portland. Outro material que viabilizou a produção do CAD foram as adições minerais, sobretudo aquelas de alto desempenho como o Metacaulim de Alta Reatividade, Sílica Ativa e Cinza de Casca de Arroz. Destas, o Metacaulim de Alta Reatividade (MCAR), que é uma adição mineral relativamente mais nova que a outras, tem se destacado devido às melhorias proporcionadas ao concreto de cimento Portland.
O Metacaulim de Alta Reatividade é produzido a partir da calcinação da caulinita, um argilomineral encontrado em caulins de alta pureza. Durante a calcinação, a água de constituição da caulinita – cuja fórmula química é expressa por Al2Si2O5(OH)4 – é descombinada, de modo que sob condições específicas de aquecimento e resfriamento brusco, haverá significativas alterações estruturais dessas pequenas partículas de argilomenerais, tendo-se como resultado a metacaulinita. Por fim, para que se obtenha um produto altamente reativo com os compostos do cimento Portland, a metacaulinita passa por um processo de moagem, seguido da micronização até que atinja uma elevada finura, obtendo-se assim o metacaulim de alta reatividade, que é cerca de 50 a 70 vezes mais fino que o cimento.
Dependendo da sua composição química, o metacaulim poderá ser de baixa reatividade ou de alta reatividade. Mas, mais importante que somente a composição química, para que se tenha um produto