Bicicletario
A bicicleta como meio de transporte, vem constituindo-se em uma alternativa bastante viável como transporte urbano, principalmente nas grandes cidades, que a cada dia vem encontrando muitas dificuldades na elaboração de soluções eficazes para minimizar os imensos congestionamentos em suas vias.
Além de ser um modo de transporte não poluente e que ocupa pouco espaço, tanto em uso quanto estacionado, a utilização da bicicleta é de grande valia quando se leva em conta, os aspectos relacionados à manutenção da saúde através do exercício. Proporcionando, também, benefícios em termos de recurso recreativo, principalmente para indivíduos que levam uma vida sedentária. Quanto ao primeiro benefício, pode-se argumentar que é importante seu uso tanto no aspecto fisiológico quanto psicológico, pois a prática regular de exercício físico (cerca de trinta minutos, três vezes por semana) aumenta a expectativa de vida das pessoas, o que se traduz pela diminuição do stress e da fadiga, repercutindo em melhor controle físico e equilíbrio emocional.
A dimensão ambiental do uso da bicicleta ou modopedonal, em substituição do veículo automóvel, apresenta significativa relevância, pois, além de reduzir a emissão de gases poluentes à atmosfera, também gera economias e benefícios consideráveis, tanto para o indivíduo como para a coletividade urbana. Por outro lado, o uso da bicicleta é bastante defendido, pois ocupa pouco espaço tanto em uso quanto estacionada, além de proporcionar um exercício físico que mantém o ciclista em contato com seu espaço urbano imediato. Atualmente, o que se tem visto, é a grande importância do uso da bicicleta como meio de transporte urbano para atividades relacionadas ao trabalho e estudo. Porém, o uso da bicicleta como meio de transporte, muita das vezes está atrelado por não ter um local seguro para ser guardada.
Desta forma, o trabalho justifica-se por entender que havendo um bicicletário, um lugar seguro para