Antropólogos
1)Explicite e demonstre as posições divergentes dos antropólogos abaixo quanto a possibilidade de o homem poder estudar o homem cientificamente:
a) Radcliffe-Brown – as sociedades são sistemas naturais;
Além de identificar as relações abstratas entre as estruturas sociais, Radcliffe-Brown defendeu a importância da noção de uma "estrutura social total", que é a soma total das relações sociais de uma determinada unidade social de analise durante um determinado período. A identificação de "funções" de práticas sociais deveria ser relativa a essa estrutura social total. Ele argumentou que as relações sociais são reais, e até mesmo diretamente observáveis, mas que a estrutura social é uma construção teórica postulada pelo cientista, com base em sua observação das relações sociais.
b) Evans-Pritchard – as sociedades devem ser tratadas como sistemas simbólicos;
Para ele, deve-se estudar uma sociedade primitiva por dois anos, retornar, montar sua etnografia e tentar uma publicação, após isso se deve estudar outra sociedade. Os passos para um estudo antropológico consistem em viver um relativo tempo com os nativos para que seja suficiente e que se possa ganhar uma proximidade não somente física, mas também psicológica, onde se deve também aprender a língua nativa e estudar a sociedade como um todo, para isso tendo que ficar entre os nativos por no mínimo um ano, para que se possam acompanhar todas as estações da natureza. Além de tudo isso, deve-se ter um espírito preparado para enfrentar o isolamento cultural, ou seja, para se fazer um estudo de campo, deve-se ter uma mentalidade específica para suportar todas as dificuldades encontradas no decorrer do período que se passar entre os nativos. Para estudar essas sociedades com sucesso, o antropólogo deve integrar-se no meio selvagem e agir e pensar como eles.
c) Lévi-Strauss – o humanismo democrático como reconciliação do homem com a natureza.
Lévi-Strauss não vê o ser humano como um habitante