Os Fatores Positivos E Negativos Dos Conflitos
Escrito por lexi sorenson | Traduzido por samuel si
Muitas vezes, a resolução de conflitos pode ter um efeito positivo no local de trabalho
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images
Muitos psicólogos ou especialistas comportamentais concordam que os conflitos são inevitáveis e representam um aspecto da interação humana natural, que ocorrem tanto interna como externamente e como resultado de mudanças. Além disso, o conflito em si não pode ser considerado como bom ou ruim, já que opiniões conflitantes, valores e ideias em si não podem ser chamados de certos ou errados. Se os conflitos forem geridos de forma eficaz, podem ter um efeito positivo. Se não estiverem devidamente difundidos, porém, podem impactar negativamente as pessoas.
Outras pessoas estão lendo
Efeitos positivos e negativos do turismo
Sobre conflito e seus impactos
Positivo: Identificação do problema
Quando um conflito surge, isso significa que diferentes formas de enfrentar um problema têm surgido e uma solução não pode ser alcançada a menos que haja uma discussão mais aprofundada. O conflito pode se surgir onde um grupo precisa concentrar a sua atenção para avançar. Em muitos casos, se o conflito for evitado (por exemplo, se uma pessoa, contra sua vontade, optar por evitar o antagonismo não se manifestando), isso pode levar a problemas maiores durante o percurso. Portanto, engajar-se em um conflito mais cedo pode prevenir conflitos futuros, bem como apontar onde devem ser feitas as mudanças organizacionais.
Positivo: Incentivo à coesão
Toda vez que um grupo for incentivado ao engajamento, tem o potencial de se relacionar com os membros mais profundamente. As pessoas usarão as habilidades de comunicação conforme tentam encontrar uma solução para o problema. Isso permite o desenvolvimento de um grupo como um todo, já que os membros se abrem para ver diferentes pontos de vista e perspectivas, e pode ajudá-los a trabalhar efetivamente juntos em disputas