trabalho
Palavras-chave: Conflitos, Gestão de conflitos, Projetos corporativos, Diferenças culturais, Estilos de gestão de conflitos.
1. Introdução
Com a globalização mundial, há um aumento da competitividade dos mercados. Algumas das soluções encontradas pelas empresas, diante de multinacionais (que se expandem com grande velocidade, transformando os mercados produtivo, societário, trabalhista e consumidor), são a incorporação de concorrentes menores e a fusão de sociedades.
Incorporações e fusões geram a necessidade de unificação de estratégias e conceitos, para formar um grupo corporativo sólido. Surgem então os projetos corporativos, contendo equipes multiculturais que, com pouco tempo de convivência e relacionamento, deverão buscar metas em comum. Estes fatores acabam gerando tanto conflitos pelo envolvimento de pessoas com capacidades e habilidades diferentes, quanto conflitos devido às diferenças culturais (sobretudo organizacionais). Estes devem ser gerenciados de forma a não comprometerem os objetivos dos projetos e do grupo corporativo.
Este assunto é importante, porque a gestão de conflitos em projetos corporativos é um fator determinante para o alcance das metas e objetivos destes projetos, e, portanto, para