Orçamento publico
É todo e qualquer recolhimento feito aos cofres públicos
2) O ingresso de recursos na receita possui etapas ou operações para que sejam cumpridos as normas e os ditames legais pertinentes à matéria. Qual a fase meramente administrativa que identifica e individualiza o contribuinte, formalizando o crédito tributário.
3) A Receita Extra-Orçamentária, segundo grupo da receita pública, compreende os recolhimentos feitos que constituirão compromissos exigíveis, cujo pagamento independe de autorização orçamentária e, portanto, independe de autorização legislação. Considerando a folha de pagamento de funcionários da Prefeitura de Borboleta todos os descontos são extra-orçamentária exceto:
a) contribuição previdenciária;
b) contribuição sindical;
c) empréstimo consignado;
d) faltas não justificadas;
A resposta certa é a letra D falta não justificada
4) São receitas provenientes da arrecadação, pelo Poder Público, de valores provenientes de recebimentos advindos de seu patrimônio mobiliário - alugueis e arrendamentos e participação societária.
a) receitas industriais;
b) receitas de serviços;
c) receitas patrimoniais;
d) receitas de contribuições. A resposta certa é a letra A e C, industrial e patrimonial.
5) O que são Receitas Correntes?
São receitas correntes as receitas tributarias de contribuição, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços entre outras e, ainda, os provenientes de recursos financeiros de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinados a atender despesas classificadas em despesas correntes.
6) Quais são as receitas correntes originarias da cobrança de multas e juros de mora, indenizações e restituições, receitas de divida ativa, entre outras, destinadas a despesas correntes que não possam ser enquadradas nas demais.
7) É a transferência desses recursos aos cofres das instituições públicas competentes, efetivamente, ficando disponíveis para utilização pelos gestores