união europeia
Formação na natureza:
O processo de formação do petróleo parte da decomposição de vários tipos de matérias, sendo elas orgânicas, partindo de restos de vegetais e animais mortos, que se juntam ao longo de milhares de anos, e são cobertos por camadas de sedimentos (areia, pó de calcário, etc) que, mais tarde, se tornam rochas sedimentares. Essas rochas, que com o calor e a alta pressão sob elas, causam uma reação química complexa, que resulta no petróleo.
Constituição do Petróleo:
O petróleo consiste fundamentalmente de átomos de carbono, Hidrogênio e quase sempre de Enxofre; sob a forma de Hidrocarbonetos.
O Enxofre não é componente de um hidrocarboneto, porém contamina-os e deve ser retirado, Pois é responsável pelo mau cheiro dos produtos da queima de combustíveis, atrapalha o funcionamento do motor e faz com que o combustível se torne corrosivo e é também responsável pela formação da chuva ácida.
*Composição do Petróleo: Carbono 81-88% , Hidrogênio 10-14% Oxigênio 0.01-1.20% , Nitrogênio 0.002-1.70% e Enxofre 0.01-5.00%.
Exploração de petróleo
petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme e abaixo do fundo do mar. Para realizar a sua exploração são necessários basicamente três passos