União europeia
Introdução………………………………………………………………………………….2
A União Europeia…………………………………………………………………………3
Constituição da União Europeia…………………………………………………………4
Tratado de Lisboa………………………………………………………………………5/6
Componentes da União Europeia………………………………………………………7
Conclusão…………………………………………………………………………………8
Pesquisa…………………………………………………………………………………..9
Introdução
Com este trabalho irei expandir os meus conhecimentos sobre a União Europeia, a sua comunidade, a economia desenvolvida nela, o que é o Tratado de Lisboa e o que ele representa na comunidade económica e política.
A União Europeia foi aumentado aos poucos, começando com a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal e Reino Unido. Em 2004, 10 novos membros aderiram a esta comunidade e em 2007 mais dois ingressaram para a União Europeia, somando um total de 27 países.
Em 1999 a moeda única foi eletronicamente estabelecida, mas só em 2002 é que foi posta em circulação.
Dos 15 membros da União Europeia na altura da entrada da moeda única, apenas 3 decidiram não aderir ao euro (Reino Unido, Dinamarca e Suécia).
Um tratado estabelecendo uma constituição para a UE foi assinado em Roma em 2004, com a intenção de substituir todos os antigos tratados com apenas um só documento. Entretanto, a sua ratificação nunca foi feita devido à rejeição de franceses e holandeses, via referendo. Em 2007, concordou-se em substituir aquela proposta com um novo tratado reformado, o Tratado de Lisboa, que iria entrar como uma emenda em vez de substituir os tratados existentes. Esse tratado foi assinado em 13 de dezembro de 2007 e entraria em vigor em janeiro de 2009, se ratificado até essa data. Isso daria à União Europeia seu primeiro presidente e ministro de relações exteriores.
Uma união constituída por mais de uma dezena de países, que fazem transações comerciais utilizando uma moeda única - Euro - e cujos interesses são representados por instituições comuns.