Colaborativa
Descobrir a concentração de acído no vinagre, misturando um
Indicador ácido base (Fenolftaleína), com uma solução aquosa (Hidróxido de sódio) ,e através do ponto de viragem desenvolver o cálculo que nos leva a quantidade em gramas e em MOL do ácido, contidas na solução.
Introdução:
O ponto de viragem ficou visível devido a reação da Fenolftaleína no ácido mudando sua coloração de incolor para rosa. Nesse caso foi necessário um indicador(fenolftaleína), Base [solução aquosa (hidróxido de sódio)] e o ácido que seria portanto a solução principal em análise. Essa reação é chamada de “reação ácido base”.
Materiais:
Suporte Universal
Erlenmeyer
Hidroxido de Sódio 1 Mol/L (NaOH)
Vinagre 20 Ml
Fenolftaleína 4 gotas.
Procedimento:
Adicionamos uma pequena quantidade de vinagre aproximadamente 20 ml no erlenmeyer e 4 gotas de fenolftaleína.A cor se manteve a mesma sem reação aparente.
Na bureta continha solução aquosa de NaOH (hidroxido de sódio) de concentração conhecida de 1 mol/L
Acido:vinagre
Base:NaOH
Começamos a gotejar NaOH sobre o vinagre e agita o erlenmeyer , após algum tempo a solução mudava, mas não mantinha a coloração. Depois de uma determinada quantidade, a coloração mudou, e se manteve com um tom rosa, então paramos de adicionar NaOH.
Conclusão:
A cor rosa da solução , mostra que o acído (vinagre) reagiu com a base (NaOH) e que existe uma pequena quantidade de base que está em excesso indicando o termino da reação de neutralização. Nesse caso o ponto de viragem ocorreu quando todo ácido reagiu com a fazendo assim a fenolftaleína presente no erlenmeyer reagir, mudando a cor da solução,pois a mesma funciona com o indicador ácido base, ou seja na presença de um ácido com uma solução aquosa(base) ela têm a propriedade de mudar a cor da solução.
Portanto através dessa experiência obtemos os seguintes valores:
16 ml de NaOH