Evolução humana
A socialização responde à formação do indivíduo na vida em sociedade.
Qual a importância do processo de socialização? (eu)
A socialização consiste na interiorização que cada indivíduo faz, desde que nasce e ao longo de toda a sua vida, das normas e valores da sociedade em que está inserido e dos seus modelos de comportamento. Assim sendo, socializar é incutir no indivíduo os modos de pensar, de agir e de agir do grupo em que ele é integrado.
É um processo de aprendizagem em que, através da interiorização dessas normas e valores comuns, se faz aumentar a solidariedade entre os membros de um grupo e, portanto, a socialização é determinante para a integração social.
Distinguir noções de socialização primária e secundária (tu)
A socialização, mesmo acontecendo durante toda a vida, dá-se com intensidades e em contextos diferentes. Existem, então, dois tipos de socialização :primária/secundária.
Assim sendo, durante a infância, ocorre a socialização primária, onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
Por sua vez, a socialização secundária é todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos sectores do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países que visitamos ou para onde emigramos, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam em nós relativamente ao nosso desempenho, assim como dos novos papéis que vamos assumindo nas várias ocasiões a que vamos pertencendo e nas várias situações em que somos colocados.
Isto é só falar por tópicos
Características do processo de socialização: (Eu)