Organizações
O desenho organizacional se diferencia em dois tipos:
Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisão pela departamentalização.
Vertical: desdobramento em níveis hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade.
Quanto maior a complexidade das atividades requeridas pelo ambiente externo e quanto maior a diversidade das tarefas executadas internamente, tanto maior deverá ser a diferenciação dentro da organização. E quanto maior a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maios número de departamentos e de níveis hierárquicos.
O desenho organizacional retrata a configuração estrutural da empresa, seus órgãos e suas relações de interdependência e seu funcionamento, os processos de atividades e de coordenação capazes de conduzir ao alcance dos objetivos empresariais. O desenho organizacional constitui uma das prioridades da administração e serve como estrutura básica, como um conjunto de mecanismo de operação, decisão e coordenação.
Refere-se à divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos. E sua diferenciação pode ser feita em dois sentidos:
1º; Horizontal: desdobramento em departamentos ou divisões pela departamentalização.
2º; Vertical: desdobramentos hierárquicos pela criação de vários escalões de autoridade. E quanto maior a diferenciação, tanto maior será a heterogeneidade dentro da organização pelo fato de acarretar maior numero de departamentos e de níveis hierárquicos. Impõe esquemas adicionais que trazem custos para a organização. O problema se situa em ate quanto se deve diferenciar internamente uma organização para que ela funcione melhor.
ADMINISTRAÇÃO – PROGRAMA DO LIVRO-TEXTO / 302
Capítulo X – Desenho Organizacional
2 – Explique a formalização, como ela pode ser feita e suas repercussões no desenho organizacional.