Organizacoes
Quanto ao uso dessa metáfora
A metáfora oferece uma forma eficiente de ver a estratégia e o planejamento organizacional, mostrando que a perspectiva mecânica é apenas uma das possíveis abordagens.
Ela sugere que diferentes ambientes favorecem diferentes espécies de organizações baseadas em diferentes métodos de organização e que a congruência com o ambiente é o fator de sucesso.
Se pensarmos nas organizações como se elas fossem organismos vivos, ao examinarmos o mundo organizacional, começaremos a ver que é possível identificar diferentes espécies de organização em diferentes tipos de ambientes .
Teoria das
Organizações como Biologia
A descoberta das necessidades organizacionais
A teoria da organização começou sua incursão pela biologia desenvolvendo a ideia de que os empregados são pessoas com necessidades complexas que precisam ser satisfeitas para que tenham uma vida plena e saudável e para que atuem com eficiência no ambiente de trabalho.
A identificação das necessidades sociais e psicológicas
No começo, esses estudos visavam basicamente investigar a relação entre condições de trabalho e a incidência de fadiga e tédio entre os empregados.
A questão da motivação do trabalho tornou-se tão importante quanto as relações entre indivíduos e grupos. Começou a surgir uma nova teoria da organização, construída sobre a ideia de que os indivíduos e os grupos, como os organismos biológicos, só opera eficazmente quando suas necessidades.
Integração das Necessidades dos Indivíduos e das