Organizações
Organizações Privadas – é aquela que é de propriedade particular, ou seja, seu proprietário possui todos os direitos sobre ela.
As organizações privadas se dividem em:
“Franchising” ou franquia:
A franquia empresarial é o sistema pelo qual uma empresa ( franqueador) cede a outro empreendedor ( franqueador) o direito de fazer uso de sua marca ou patente, distribuir seus produtos ou serviços e utilizar sua tecnologia e conhecimento de negócio.
O sistema de franquia teve inicio no sec. IX, nos EUA, como solução para empresas que tinham problemas em distribuir seus produtos e expandir suas marcas após a guerra civil. A primeira a adotar o modelo foi a fábrica de máquinas de costura Singer, que estabeleceu uma rede de vendedores no país.
Terceirizada:
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão – de – obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação da emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
É um procedimento administrativo que possibilita estabelecer um processo gerenciado de transferência, a terceiros, da atividade – meio da empresa, permitindo a esta concentrar-se na atividade principal. A tendência é que o mercado siga o modelo europeu e americano, que fornece mão de obra de serviços residenciais por meio de empresa. (domésticas babás etc.)
Familiar:
As empresas familiares são a forma predominante de organização empresarial em todo o mundo e seu campo de estudos teórico-práticos surgiu, sobre tudo, na década de 1980, em torno de questões relacionadas com a sucessão é a profissionalização.
Geralmente começa-se com uma família assumindo a maioria dos cargos, se não todos. Há diversas empresas no mercado adotando a política de manter em seus quadros parentes, retendo controle, de geração em geração, nas mãos dos seus. Entretanto, um grande problema é