Gestão de Conflitos
O conflito dentro das organizações exige uma boa gestão (estudos apontam que a gestão de conflitos é até mesmo mais importante do que a habilidade de comunicação, tomada de decisão e liderança), visto que uma organização sem conflitos é uma organização acomodada, acostumada em sua zona de conforto e uma organização com muitos conflitos gera descontentamento, intrigas internas, rachaduras nos relacionamentos, resultando no colapso final da equipe.
A gestão de conflitos é a parte responsável por administrar as opiniões e percepções opostas que resultam em interferência ou oposição por parte de cada colaborador que não concorda com opiniões e ideias divergentes das suas.
Um estudo revelou que um gestor de nível médio gasta 20% do seu tempo lidando com conflitos.
É necessário entender que o conflito faz parte das pessoas e das organizações e depois uma comunicação clara e sem ruídos ente as partes já é um bom começo.
Alguns passos eficazes na resolução de conflitos:
· Priorize os conflitos que deseja gerenciar, alguns podem não valer o esforço e outros podem ser incontroláveis. Mensure-os, observe as causas e se estão causando prejuízos às pessoas e à organização.
· Avalie, estude, conheça cada envolvido. Saiba quem são os indivíduos envolvidos, que interesse cada um deles representa, quais são os valores, sentimentos, recursos e personalidade das partes envolvidas. Empatia e resiliência são habilidades fundamentais nessas situações.
· Conheça a causa dos conflitos, eles não surgem a esmo, tem causas, que normalmente pode ser diferenças pessoais, de estrutura e de comunicação.
“Algumas organizações já percebem o conflito como uma oportunidade de crescimento, onde a adversidade de opiniões e ponto de vista geram novas