aparelho disgestorio
Introdução
Esse trabalho abrange todo o conteúdo relacionado ao aparelho digestório humano, onde explica as funções para que executa.
Digestão
A digestão começa pela boca com a mastigação. A trituração e umidificação do alimento, (com o auxílio da saliva) o transforma em bolo alimentar. É nesta etapa do processo que se inicia a quebra do amido, um tipo de açúcar (carboidratos).
A digestão amido A digestão do amido começa na boca, com a ação da enzima Amilase Salivar ou Ptialina. Ela transforma uma parte amido que é uma polissacarídeo em um dissacarídeo chamado maltose.
A 2º parte da digestão do amido ocorre no duodeno, primeiramente a amilase pancreática age quebrando o restante do amido em maltose e posteriormente uma enzima chamada maltase age sobre a maltose transformando-a em glicose e terminando a digestão do amido.
Essa glicose será absorvida pelas micro vilosidades da parede do duodeno e encaminhada para as células do nosso corpo.
Faringe
O bolo alimentar, após ter começado a ser digerido na boca, passa pela faringe no trajeto ate o estomago. Na faringe temos um órgão importante: A epiglote, responsável por não deixa o alimento entrar nas vias respiratórias.
Esôfago
Esôfago também faz parte do trajeto por onde passa o bolo alimentar a fim de chegar ao estomago com a ajuda dos movimentos peristálticos.
Esses movimentos são contrações musculares rítmicas que estão presentes em alguns órgãos, entre eles o estomago.
Intestino delgado
Nesta porção ocorre a maior parte da digestão enzimática e quase toda a absorção.
É um tubo enrolado de cerca de 7 m de comprimento e de aproximadamente 2,5 cm de diâmetro.
O intestino delgado se subdivide em duodeno, jejuno e íleo, que se comunica com o intestino grosso por meio da válvula íleo cecal.
Intestino grosso
Nele continua a absorção de água do quimo e graxas, suas glândulas segregantes de muco, que protege o