trb toxico
A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).
A via subcutânea é preferível quando se necessita quem medicamento seja absorvido de forma lenta e continua. Esta via tem como desvantagem a absorção constante para soluções e lenta para suspensões e “pellets”, tem como vantagem a facilidade de produzir sensibilização e, ainda, dor e necrose, quando utilizadas substancias irritantes (SPINOSA et al., 1999).
A via intramuscular tem a vantagem de absorção relativamente rápida, sendo adequada para administração de volumes moderados, de veículos aquosos, oleosos, suspensão ou preparação de depósitos. Suas desvantagens são a dor e o aparecimento de lesões musculares pela aplicação de substancias irritantes ou de pH distante da neutralidade, promovendo o aparecimento de processos infamatórios.
2) Descreva as vantagens e desvantagens da administração de medicamentos por via oral, intravenosa esubcutânea. resposta acima
3) Defina farmacocinética e cite suas fases.
O início de um tratamento medicamentoso se faz pela liberação e absorção do fármaco contido no comprimido, cápsula ou ampola. O primeiro fator a ser considerado deve ser a via de administração, que irá influenciar diretamente na biodisponibilidade. Apenas, a via intravenosa propicia biodisponibilidade de 100% do fármaco. A farmacocinética compreende quatro fases:
Fase 1. Absorção: A absorção de um medicamento pode depender da integridade do aparelho disgestório como do pH gástrico e da velocidade do trânsito intestinal, podendo prolongar ou abreviar o tempo de contato com as células intestinais (enterócitos) do jejuno.
Fase 2. Distribuição: Uma vez absorvido, o medicamento necessita atingir o local