Gestão de Conflitos
Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Atração, Seleção e Recrutamento
Profª: Morgana Souza
Ana Glecia Ramos da S. Oliveira
CONCEITO SOBRE CONFLITOS
Existem várias definições de conflitos e do que pode ser o conflito, mas podemos dizer que os conflitos são situações que se caracterizam por uma escassez de recursos onde se associa um sentimento de hostilidade. Também podemos definir o conflito como sendo o processo que se inicia quando uma parte percepciona que a outra o tem afetado negativamente ou está com intenções de fazê-lo em algo importante. Ele faz parte da nossa vida pessoal, social, empresarial, etc.
O Conflito é sustentado pelas ações e reações de ambas as partes, ou seja, pela interação entre ambas. Pelo menos uma das partes percepciona que a situação se caracteriza pela incompatibilidade de objetivos, metas, valores, e que tal pode dificultar ou inviabilizar o que pretende.
Existem vários níveis de conflitos:
Intrapessoais – O conflito ocorrer dentro do indivíduo. Pode tratar-se de um conflito atração-atração, repulsão-repulsão ou ainda atração-repulsão.
Interpessoal – O conflito ocorre entre indivíduos.
Organizacionais – Os conflitos organizacionais podem ser divididos em várias vertentes. Temos o conflito intergrupal, quando o conflito ocorrer dentro de um pequeno grupo. Existe também o conflito intergrupal onde o conflito ocorrer entre grupos de uma mesma organização.
De referir que temos ainda os conflitos inter-organizacionais que ocorrem entre organizações e os conflitos intra-organizacionais que abrangem a generosidade das partes da organização.
Identicamente existem outras designações para os níveis de conflitos. Diversos autores indicam que os conflitos podem ser divididos em dois grupos:
Cognitivos – Que resultam da divergência na avaliação de dados empíricos ou factuais e expressam-se controversamente.
Normativos – Da Qual resultam de divergências em assuntos e