As organizações
As organizações empresariais estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, nas quais, informações são veiculadas ininterruptamente em uma velocidade extraordinária, na maioria das vezes, não transformadas em conhecimento pelas organizações, o que dificulta o desenvolvimento dos negócios.
Independente do ramo de atuação da empresa, de seu tamanho; seja elas de pequeno ou grande porte, e até mesmo empresas familiares, inúmeros fatores influenciam o desempenho no ambiente organizacional.
A partir disso, com os mercados cada vez mais dinâmicos e complexos, cabe a cada organização encontrar um método que melhor se adapte a essas transformações. Requerer habilidades especifica dos gestores em processar as informações, torna-se uma ferramenta necessária para a busca de um bom posicionamento de mercado. Por estarinserida em um mundo de incertezas, a escolha correta na tomada de decisão, torna-se papel fundamental para o sucesso das organizações. Brito et al. (2007), a partir das conclusões de Knight (2002) definiram a incerteza como uma perspectiva particular dada à falta de conhecimento sobre a totalidade das situações presentes no ambiente e das consequências de suas próprias ações para entender sobre o futuro com elevado grau de confiança.
Com todas estas mudanças no mercado de trabalho, as empresas almejam conquistar o seu espaço, posicionar-se no mercado e obter a melhor estratégia competitiva. Para isso devem-se manter em constantes atualizações, ser aberto e dinâmico, possuir sinergia com as demais economias.
A quebra das fronteiras entre os transportes, comunicação, pessoas, tecnologias e economias, nem sempre beneficiam todos de uma maneira uniforme. Neste contexto, as organizações precisam estar preparadas para manterem-se vivas.
“O novo ambiente de negócios é fortemente competitivo e exige, das sociedades e das empresas, um esforço permanente no