Implantação de sistema de reposição automática de resina
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Implantação de Sistema de Reposição Automática de Resina
Disciplina de Logística e Cadeias de Suprimentos
Sorocaba
2012
Implantação de Sistema de Reposição Automática de Resina 1. Resumo
A proposta deste artigo é analisar as alterações do processo de gestão de estoque de uma empresa de equipamentos para mineração. A empresa estudada utilizou o sistema de reposição automática de resina pelo fornecedor como medida para redução dos erros de previsão, redução das incertezas na gestão da capacidade produtiva e redução de estoque.
2. Introdução
O conceito cadeia de suprimentos está baseado no fato que nenhuma empresa existe isoladamente no mercado. Uma complexa e interligada estrutura de fornecedores e clientes por onde fluem produtos, serviços, informações e dinheiro é responsável pelo abastecimento das empresas e mercado consumidor. Com o aumento de competição entre as empresas, o gerenciamento das cadeias de suprimentos ganha cada vez mais espaço nas relações de negócio, pois a competição realmente ocorre no nível das cadeias produtivas, muito mais que nas unidades de negócio. Este artigo busca conhecer a teoria sobre as Cadeias de Suprimentos e conceitos como MRP, Reposição automática e Estoque e etc que foram utilizados para o “case” apresentado sobre a Implantação de Sistema de Reposição automático de Resina, para redução de estoque, redução das incertezas de processos, melhoria nos preços de aquisição de matéria-prima e melhoraria no processo produtivo (de planejamento e análise).
3. Logística e cadeia de Suprimentos
O conceito Cadeia de Suprimentos surgiu na década de 90, e originou-se da união dos conceitos de logística que apareceu nos anos 80 e da metodologia just-in-time.
A cadeia de suprimentos ou SCM em inglês - Supply Chain Management –é definida por POIRIER & REITER (1996), como um sistema através do quais empresas e organizações