organizaçoes
Para facilitar a analise comparativa das organizações, os estruturalistas desenvolveram tipologias de organização, tentando classificá-las de acordo com as características distintivas.
Tipologia de Etzioni
Etzioni elabora sua tipologia das organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes. Assim, a tipologia das organizações para Etzioni é a seguinte:
Organizações coercitivas: o poder é imposto pela forca ou por controles baseados em prêmios ou punições. Essa organização inclui exemplos como os campos de concentração, prisões, instituições penais, etc.
Organizações utilitárias: baseia-se no controle dos incentivos econômicos. Utilizam a remuneração como base principal de controle. Os participantes de nível inferior contribuem para a organização com um envolvimento tipicamente calculativo, baseado nos benefícios que esperam obter.
Organizações normativas: o poder baseia-se em um consenso sobre objetivos e métodos de organização. Utiliza o controle moral como a força principal de influencia sobre os participantes que tem um alto envolvimento moral e motivacional. As organizações normativas são também chamadas “voluntarias” e inclui a igreja, universidades, hospitais, organizações políticas e sociais. Aqui os membros tendem a buscar seus próprios objetivos e a expressas seus próprios valores pessoais.
A tipologia de Etzioni enfatiza os sistemas psicossociais das organizações. Contudo, sua desvantagem é das pouca consideração a estrutura, a tecnologia utilizada e ao ambiente externo. Trata-se de uma tipologia simples e unidimensional, baseada exclusivamente nos tipos de controla.