organizações
FACULDADES INTEGRADAS DO SUDOESTE MINEiro
PASSOS - 2014
1. Max Weber e a burocracia
Um dos principais cientistas que estudaram as organizações formais modernas,baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas em função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente. As pessoas também aceitam que algumas pessoas representem a autoridade da lei: guardas de transito, juízes, prefeitos e gerentes. Qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseiam em leis racionais é uma burocracia. As organizações formais, ou burocráticas, apresentam 3 características principais, que as distinguem dos grupos informais ou primários : Formalidade, Impessoalidade e Profissionalismo.
1.1 Formalidade Formalidade significa que as organizações são constituídas com base em normas e regulamentos explícitos, chamados leis, que estipulam os direitos e deveres dos participantes. O comportamento não depende dos caprichos pessoais dos administradores. O que cada um pode e deve fazer esta explicitado nas leis. As leis criam figuras de autoridade, que têm o direito emitir ordens. As figuras de autoridade são responsáveis pelo cumprimento das leis, ás quais também estão sujeitas.
O comportamento sempre é regulamentado de forma explicita. Essa é uma das grandes vantagens da burocracia: todos são iguais perante a lei.
1.2 Impessoalidade Impessoalidade significa que, numa burocracia, nenhuma pessoa é empregada ou vassalo de outra. A pessoa que ocupa um cargo investido de autoridade é um superior e está subordinado a uma legislação que define os limites de seus poderes, dentro dos quais pode dar ordens e deve ser obedecido, o que conta é o cargo e não a pessoa. As organizações formais são impessoais.
1.3 Profissionalismo Profissionalismo significa que, de forma geral, os cargos de uma burocracia oferecem os seus ocupantes