vila soco
________________________________________
Marciano Almeida Melo
Academico.
Inserido em 16/01/2012
Parte integrante da Edição no 952
Código da publicação: 2459
________________________________________
RESUMO:
Acontecimentos imprevisíveis no meio ambiente e com determinada constância vêem ocorrendo a partir da Revolução Industrial e, nas últimas décadas apresenta riscos diversos á humanidade, provocando danos e alterações ambientais os quais, preocupam e alertam sobre o futuro da humanidade. Apresentamos este trabalho relembrando alguns fatos passados para análise e reflexão, sobre as conseqüências do grande crescimento industrial, pós a segunda guerra mundial, afetando sobremaneira o planeta em que vivemos.
Palavras-chave: Desenvolvimento Industrial – Impacto Ambiental – Conscientização – Sustentação Racional.
1.Introdução:
Grandes empresas passaram a incluir a questão do ambientalismo em sua agenda. Entretanto, Castells assinala que “a maioria de nossos problemas ambientais mais elementares ainda persistem, uma vez que seu tratamento requer uma transformação nos meios de produção industriais e de consumo, bem como de nossa organização social e de nossas vidas pessoais”.
A partir do inicio dos testes nucleares e as explosões das bombas atômicas sobre o povo japonês, próximo a metade do século passado, é que surge e se organizam os primeiros ambientalistas, chamados alternativos, procurando mostrar ao mundo a possibilidade de estar sob o comando de malucos poderosos, que poderiam explodir o planeta por conta de suas ambições e egoísmos.
Um dos mais importantes movimentos sociais dos últimos anos, foi a chamada “Revolução Ambiental”, que promoveu significantes transformações no comportamento da sociedade como um todo e na organização política e econômica mundial. Começando a ser questionada e debatida no final do século XIX, a questão ambiental emergiu após a Segunda Guerra Mundial,