organizaçoes
Diante de um mundo globalizado e a cada dia mais competitivo nos diversos seguimentos da sociedade as empresas mais do que nunca devem desenvolver e aprimorar com frequência um modelo de gestão administrativo onde, mantendo padrões e valores buscam sempre destacar-se competitivamente seja pela qualidade de seus produtos ou serviços.
De acordo com Chiavenato (, 3p.), “as empresas representam um tipo especial de organização: a organização focada no lucro. Elas constituem um das complexas e admiráveis instituições sociais que a criatividade e a engenhosidade humana já construíram”.
Ainda de acordo com o Chiavenato ( 39p.), “na medida em que a organização é bem sucedida, isto é, consegue atingir seus objetivos, ela tende a amplia-los ou a crescer, seja em tamanho ou em participação no mercado.”
Para que tal crescimento seja constante e os objetivos da empresa sejam atingidos é necessário um bom planejamento. E é ai que a direção entra em ação.
O planejamento é o ato estratégico de tomada de decisões ou a formulação de objetivos coerentes, tangíveis e mensuráveis a serem alcançados. Todo esse processo deve ser construído e trabalhado dentro das características da empresa (estrutura, missão, pessoas, valores, etc...) buscando alcançar os objetivos traçados.
Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.
Destacando a parte administrativa e gerencial, o foco deste trabalho é o treinamento e a capacitação dos colaboradores do Hoterdan - Hipermercados, pois de acordo com análises seus lucros decaíram durante um ano consecutivo. E tal fator negativo está ligado diretamente a (in)capacidade e a competência dos colaboradores.
Visando solucionar este problema será apresentado um planejamento e uma reestruturação no quadro de funcionários e serão apresentados treinamentos para