trabalho estoques
Isto é conhecido como PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai) ou, como mais se popularizou, FIFO (First In First Out).
O conceito é muito simples. A prática nem tanto.
A dificuldade está na organização física dos itens, na sua movimentação, localização, nos controles, e na “disciplina”.
A maioria desses aspectos deve ser devidamente considerada já no projeto da área, no lay-out. Normalmente requerem em torno de 10% a 20% da área, do espaço total; que devem ser mantidos permanentemente desocupados, livres, para permitir a movimentação necessária.
Para a disposição física podem ser usados muitos modos. Aquele que for planejado e adotado deve ficar muito bem entendido e conhecido por todos os envolvidos.
Para a movimentação "FIFO", um critério ou método genérico – que funciona muito bem na maioria dos casos – é seguir o mesmo esquema que usamos ao ler e escrever: as letras são “estocadas” (escritas) da esquerda para a direita, de cima para baixo, da página da frente para a de trás...; são “retiradas” (lidas) na mesma ordem. Ou seja: itens novos devem ser colocados atrás dos já estocados, à direita do último da última fila (de baixo); para retirar (consumir), o primeiro é sempre o mais próximo: na frente, do lado esquerdo, na primeira fila (de cima). FIFO!
Um aspecto a destacar é que o texto (estoque de letras) não precisa necessariamente ser movimentado...!
Funciona muito bem para Almoxarifados de Manutenção, Prateleiras de Mercado (farmácias, etc.), Armazéns de Matéria Prima e Produto Acabado não a granel, Despensa de Mantimentos, etc..
“Detalhes” importantes:
1. O prazo de validade real de cada item deve prevalecer sobre a ordem de recebimento.
2. Itens críticos e sujeitos a “confusão” (mistura, etc.) devem ser identificados (etiquetados) individualmente.