Sinopse filme ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a cegueira se passa numa cidade que não e citado o nome no filme, que as pessoas que moram lá, passam a sofrer de uma epidemia de cegueira branca, esse nome porque a pessoa fica cega, é tudo fica branco em suas vistas, isso que ninguém entende. A primeira pessoa a ter a doença è um motorista que esta no transito, dirigindo e de repente não vê mais nada, e assim a doença vai se alastrando, até o medico que o homem tinha procurado, também ficou cego.
Foi escolhido um lugar, creia que seja um manicômio pelo governo para isolar os cegos e todos aqueles que entraram em contato com eles, que ficariam ali, à comida chegaria três vezes ao dia e seria recolhida, primeiro pelos cegos, em caso de incêndio não teriam socorro de bombeiros, e em caso de morte eles mesmos enterravam os mortos e aqueles que tentasse fugir ou se aproximasse demais dos portões seria recebido a tiros.
Primeiro a chegar ao lugar foi o medico com sua esposa que apesar de não estar cega, mentiu que estava para acompanhar o marido, logo as outras pessoas começaram a chegar. À mulher do medico que fingia estar cego, a ajudava todos, levava todos ao banheiro para que conhecesse o caminho, ela se responsabilizou por todos.
As condições higiênicas foram reduzidas a nada, as pessoas defecavam nos corredores ate passavam fome.
Um dos novos cegos tinha um radio e assim ouviam o que ocorria no mundo lá a fora cegueira não havia sido controlada, tomou conta da cidade toda, inclusive do governo, que acabou.
Certo dia, uma moça, achou um isqueiro em suas coisas e caminhou ate o outro quarto onde ficavam as pessoas que se dominavam os chefões dos cegos malvados e ela pôs fogo nas camas. O manicômio pegou fogo, muitos morreram, mas alguns escaparam e lá fora não havia mais o exercito vigiando.
Formaram um grupo que era o medico e sua esposa, o primeiro cego e sua esposa, o primeiro cego e sua esposa, a moça dos óculos escuros, o menino e o velho