Op Art e Pop Art
Op arte pretende atingir o espectador por meio da combinação de cores frias e quentes e da sobreposição de tramas geométricas.
A Op Arte é também caracterizada por testes padrões pretos e brancos ou pelas formas geométricas que usam a repetição de formas e de cores simples para criar efeitos vibrantes, um sentido de profundidade, a confusão do primeiro-fundo, e outros efeitos visuais, criando freqüentemente a "visão ilusão".
Foi por volta da década de 60 que surgiram pesquisas relacionadas a essas sensações ópticas nas telas. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye. Os principais artistas da op-art são: Alexander Calder e Victor Vasarely.
Principais artistas
- Victor Vasarely: artista e designer gráfico considerado o pai da op-art. Começou a fazer este tipo de arte na década de 1930.
- Bridget Riley: pintor inglês
- Jesús Soto: escultor e pintor venezuelano
- Yaacov Agam: artista israelense
- Richard Allen: artista britânico
- Tony Delap: artista norte-americano
- Josef Albers: artista alemão
- Heinz Mack: artista plástico alemão http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/op-art.htm http://lucyasantos.blogspot.com.br/2008/06/op-arte-um-termo-usado-para-descrever_17.html http://www.brasilescola.com/artes/a-opart.htm Pop Art A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.
Criada por artistas que já tinham passado pela arte comercial e desenvolvido imagens para grandes empresas. A grande jogada do movimento eram as obras criadas por elementos que não eram considerados