op art, pop art e mobile
Origem: Op Art é a forma abreviada de Optical Art, expressão inglesa que designa um movimento ou tendência iniciada na Europa e logo propagada aos Estados Unidos em começos da década de 1960.Op Art surgiu como uma rebelião aos estilos convencionais de arte, trazendo de volta as realidades do dia-a-dia e a cultura popular.A Op Art opõe-se à harmonia estática da arte contemporânea tradicional, visando inversamente atingir um certo dinamismo que depende, muitas vezes, de estímulos visuais.
Características: Uso de recursos visuais (cores, formas, etc.) para provocar ilusões óticas.
As imagens parecem ter movimento.
Combinações de formas geométricas simples como, por exemplo, quadrados, retângulos, círculos e triângulos.
Em muitas obras, o observador deve se movimentar para visualizar os efeitos da pintura ou escultura. Desta forma, o observador participa ativamente.
Uso de linhas paralelas sinuosas ou retas.
Uso de poucas cores, sendo o preto e o branco as mais usadas. Imagens ocultas que podem ser vistas somente de determinados ângulos ou através da focalização de determinadas áreas da obra.
Contraste de cores.
Biografia do Criador : Victor Vasarely, Victor Vasarely foi um pintor de origem húngara considerado por muitos como um dos mais importantes artistas da chamada Op-art, sendo um dos fundadores dessa arte cinética, através de desenvolvimentos de pinturas de abstrações geométricas.Vasarely nasceu como Vasahelyi Gyõzõ, em Péc, na Hungria, no dia 9 de abril de 1906, e passou parte de sua infância em Piestany e Budapeste. Aos 19 anos de idade resolveu estudar medicina na Universidade de Budapeste, mas depois de anos do curso resolveu abandonar ao sentir sua forte atração pela arte e pelo grafismo de modo geral. Dessa forma foi aprimorar-se na pintura acadêmica tradicional na escola Podolini-Volkmann Academy. Na década de 40 começou a fazer diversos experimentos em suas pinturas fazendo quadros em diversos estilos como cubistas,