Bromatologia
Assunto: Aula Prática de Soluções Turma: 100 Ana Karol
Thaís Batista
Curso: Nutrição- Graduação
.
Fortaleza, 18 de agosto de 2012.
Objetivo
Desenvolver o conceito de preparação e diluição de solução a partir de 0,5 mL de sulfato de cobre (CuSO4), efetuando os cálculos necessários.
Introdução
Solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase. As soluções são formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade).
A proporção entre soluto e solvente:
Diluída: apresenta uma baixa relação soluto/solvente, ou seja, a quantidade de soluto dissolvida na solução está bem abaixo da solubilidade desse soluto.
Concentrada: apresenta uma alta relação soluto/solvente, ou seja, a quantidade do soluto dissolvida na solução está bem próxima a solubilidade desse soluto.
A maioria das substâncias dissolve-se, em certo volume de solvente, em quantidade limitada.
Solubilidade é a quantidade máxima de um soluto que pode ser dissolvida em um determinado volume de solvente, a uma dada temperatura, formando um sistema estável. Quanto à solubilidade as soluções podem ser classificadas em:
Saturada: solução que contém uma quantidade de soluto igual à solubilidade a uma dada temperatura. Na solução saturada o soluto dissolvido e o não dissolvido estão em equilíbrio dinâmico entre si.
Insaturada: solução que contém uma quantidade de soluto inferior à solubilidade a uma dada temperatura.
Supersaturada: solução que contém uma quantidade de soluto superior à solubilidade a uma dada temperatura. A solução supersaturada é instável, e a mínima perturbação do sistema faz com que o excesso de soluto dissolvido precipite, tornando-se uma solução saturada com presença de corpo de fundo.
Materiais e Métodos
Balança analítica
Bastão