kelly
A Biotecnologia é um ramo de pesquisa que estuda formas de se usar organismos vivos, com a finalidade de resolver algum problema ou para criar algum produto útil à humanidade. Visa usar a ação de organismos vivos para amenizar, ou resolver, problemas causados pela ação humana. Exemplos dessas aplicações se veem na fabricação de alguns alimentos comumente usados, como produtos fermentados, em que bactérias são usadas para “transformar” esses alimentos em outros. Os produtos finais desse processo são, por exemplo, vinho, cerveja e pão.
Existe uma corrente dentro da Biotecnologia que trabalha com uma nova realidade de pesquisa. Essa nova corrente usa a manipulação de DNA, informações genéticas para obter resultados proveitosos em alimentos, plantas e etc.
Podemos citar como produtos obtidos através da biotecnologia:
Agricultura
- Mudas de plantas, plantas transgênicas, adubos e pesticidas;
Alimentação
- Cerveja, vinho, pães e queijos
Indústria
- Metais, enzimas, biosensores, biogás, ácidos, etc.
Medicamentos
- Insulina, hormônio de crescimento e outros hormônios, antibióticos e vacinas.
Meio ambiente
- Purificação da água, tratamento do esgoto e do lixo.
A Fermentação ( Pães )
A fermentação é o segredo do pão. O pão levedado foi inventado no Egipto, onde, há cerca de 6 000 anos atrás, seria descoberta a fermentação.
O ar contém uma quantidade enorme de microrganismos, nomeadamente esporos de fungos de levedura (Saccharomyces cerevisiae), que encontram nas massas de pão as condições adequadas para se alimentar do amido da farinha. Em consequência da acção desses microrganismos, o amido divide-se em anidrido carbónico (CO2) e álcool. As bolhas do gás carbónico não conseguem escapar através da superfície e fazem inchar (crescer) a massa, tornando-a fofa. Durante a cozedura ácido carbónico e álcool conseguem escapar, mas o seu efeito fica, na porosidade, sabor e aroma do pão.
O primeiro pão fermentado